APRESENTAÇÃO
Breve introdução:
Ao longo dos tempos têm sido efectuadas várias tentativas de modo a possibilitar uma compreensão mais profunda e detalhada relativamente ao sofrimento emocional.
Neste sentido, também muitos esforços se têm registado como forma de permitir o desenvolvimento de abordagens clínicas mais eficazes, breves e cada vez mais orientadas para as necessidades das pessoas.
Sabe-se que quando não adequadamente tratada, as perturbações do foro mental resultam geralmente em perdas nas várias esferas da vida: social, afectiva, familiar, financeira, profissional. Por esse motivo, é fundamental que a resposta que a pessoa venha a obter em termos terapêuticos deva ser adequada às suas dificuldades, de modo a permitir a aprendizagem de estratégias que possibilitem uma actuação válida baseada em fundamentos cientificamente comprovados.
Porquê uma intervenção psicopedagógica?
A Psicopedagogia assenta numa perspectiva inovadora e actual, que tem trazido contribuições importantes na área da saúde mental, através das formas de actuação específicas que utiliza.
A intervenção psicopedagógica permite que cada pessoa seja um elemento activo ao longo do processo terapêutico e utiliza o método pedagógico aplicado à saúde para promover uma aprendizagem positiva a nível da resolução de problemas.
A mais valia desta intervenção é que representa uma abordagem assente numa perspectiva prática (pedagogia terapêutica), possibilitando a aquisição de competências e o desenvolvimento de potencialidades.
Assim sendo, este tipo de intervenção pretende desenvolver aptidões, comportamentos e saberes, que tenham um impacto positivo nas queixas, sinais e sintomas representando ganhos para saúde mental e, consequentemente, possibilitanto uma melhoria na qualidade de vida da pessoa.
Quais os objectivos?
A Intervenção Psicopedagógica é uma intervenção que tem como objectivo principal promover a saúde mental de modo a criar condições para que a pessoa consiga lidar com os seus problemas, autonomizando-se e preparando-se para desafios futuros.
Ao longo da intervenção pretende-se que cada pessoa se sinta mais capacitada, “mais educada”, mais sensibilizada e melhor preparada para lidar com os problemas com que se depara, utilizando, para esse efeito, estratégias pedagógicas facilitativas que são aprendidas ao longo do processo terapêutico.